Hoje muitas pessoas acreditam que o trabalho da empresa Aperam BioEnergia consiste apenas no plantio de eucalipto e na produção de carvão. Mas muitos não sabem o que é feito com esse carvão e para onde vai.
A Aperam BioEnergia é uma das maiores empresas do mundo na produção e comercialização de carvão vegetal, tecnologia, mudas e sementes, a partir de florestas renováveis de eucalipto. Instalada no Vale do Jequitinhonha-MG, a empresa é uma subsidiária integral da Aperam South America, que utiliza sua produção de carvão vegetal como um dos principais insumos na fabricação de aços inoxidáveis e aços elétricos especiais na usina em Timóteo-MG. A Aperam South America é a única do setor mundial a utilizar 100% de carvão vegetal na produção do aço em detrimento de outros insumos de fonte não renováveis ou poluidoras.
Com isso certamente você deve usar talheres inox, como da Tramontina, ou diversos produtos contendo aço inox, como fogão, geladeira entre outros.
O que muita gente não sabe é que o carvão produzido pela Aperam BioEnergia nas cidades do Vale, como Itamarandiba, Capelinha, Veredinha, Minas Novas e Turmalina são a matéria prima para a produção do aço inox que é utilizado no Brasil e no Mundo.
Importante saber que a cultura do eucalipto, além de ser uma das culturas agrícolas que menos consome água, é também uma das que menos necessita de defensivos agrícolas, isso se deve aos estudos para combater pragas com defensores naturais, sem a utilização de agrotóxicos.
A cadeia produtiva da Aperam BioEnergia contribui significativamente para elevar os padrões no produto final da Aperam, o Aço Verde. A produção de aço com uso de carvão vegetal oriundo do cultivo renovável, além de garantir a autossuficiência de uma importante fonte de energia, credencia a Aperam South America como única produtora mundial de aço com 100% de carvão vegetal. Desde a fase do melhoramento genético à combustão da madeira, prevalece um rigoroso processo para reduzir a emissão de gases, preservar o meio ambiente e melhorar a qualidade de vida das pessoas.
Carvão vegetal x Carvão Mineral
Outras usinas do mundo utilizam somente o carvão mineral ou parte dessa matéria-prima misturada com o carvão vegetal. A produção do carvão mineral demanda a remoção de grandes volumes de terra ou criação de dutos subterrâneos, além de ser uma fonte de energia não renovável.
Você sabia!
A Aperam BioEnergia em sua criação era uma empresa estatal, quando veio para o Vale do Jequitinhonha a então Acesita Energética era comandada pelo Governo que após o passar dos anos foi privatizada e se tornou uma das maiores empresa do setor no mundo e referência em seu segmento.
Fotos: Aperam BioEnergia


.jpg)




