O Dia Nacional da Luta Antimanicomial, celebrado nesta quinta-feira (18), foi marcado por uma passeata com os pacientes da saúde mental de Itamarandiba, profissionais da área da saúde e a comunidade, onde dezenas de pessoas desceram da Praça Tancredo Neves até a Câmara Municipal, em gesto de comemoração à data.
Após a passeata, já no plenário da Câmara Municipal, houve uma breve apresentação sobre a criação e evolução do serviço de saúde mental do município.
Em 2017 a luta contra os manicômios completa 30 anos e por todo o país manifestações tomam as ruas.
O dia 18 de maio foi instituído por profissionais da área da saúde mental, como Dia Nacional da Luta Antimanicomial. Esses profissionais, cansados do tratamento desumano e cruel dado a usuários do sistema de saúde mental, organizaram o primeiro manifesto público a favor da extinção dos manicômios durante o II Congresso Nacional de Trabalhadores da Saúde Mental realizado em 1987, na cidade de Bauru/SP. Naquela manifestação, nasceu o Movimento Antimanicomial.
Durante a semana em Itamarandiba houve palestras nas escolas com os profissionais do CAPS, na conscientização dos alunos e para encerrar a programação da semana, a Secretaria Municipal de Saúde juntamente com seus profissionais realizaram no dia 18 várias atividades visando à conscientização desse tema importantíssimo para a sociedade.