Acabamos de entrar na primavera e o período de chuvas se aproxima. Com isso, os cuidados devem ser redobrados com a dengue.
Para o coordenador da Vigilância Ambiental de Itamarandiba, Sr. Fábio Barroso, um motivo de grande preocupação é que o ovo do mosquito transmissor pode viver até um ano na terra, aguardando a água. Ele também alertou que outro motivo de preocupação é que os agentes de combate à dengue têm encontrado um alto número de casas fechadas.
“Nós estamos em um período seco, mas logo virá a chuva. Então nós estamos solicitando a todos os moradores a limpeza de seus lotes, das casas e quintais, tampar as caixas d’água, aceitar a presença do agente na casa, estar vistoriando, dando este apoio para a gente. Itamarandiba teve aproximadamente 21 notificações de dengue no mês de junho, sendo que a maior parte foi do bairro São Geraldo e Fazendinha. E maior número de casas fechadas é do São Geraldo. No município encontramos no total 726 casas fechadas. Um número grande pelo município. Então a gente pede àqueles moradores que ficam na roça, que deixei a casa com o vizinho ou nos informe quando estará em casa, para que possa ser feita a atividade preventiva.”,disse o coordenador da vigilância ambiental, Sr. Fábio Barroso Costa.
Evitar agua limpa e parada, manter a caixa d’água tampada, trocar a água e lavar os recipientes de bebedouros de animais domésticos, dentre outras ações previnem a proliferação do mosquito transmissor.


