Foi realizado hoje, 21 de abril, uma revista na Cadeia Pública de Itamarandiba. A operação contou com 25 agentes do GIR- Grupo de Intervenção Rápida da SUAPI – Subsecretaria de Administração Prisional, e apoio da Polícia Civil, com a presença do Delegado de Itamarandiba, Dr. Vinícius de Barros Mendonça.
Segundo o Delegado de Itamarandiba, a operação foi bastante proveitosa, além de mostrar o trabalho de prevenção que está sendo realizado. Com essa revista, a população sente uma maior sensação de segurança, não só os cidadãos, mas também os agentes que trabalham no local.
Foram retirados em posse dos detentos vários celulares, facas, canivetes, carregadores e substâncias químicas.
Vale ressaltar que as condições da cadeia são precárias, e segundo levantamento feito pelo jornal com autoridades da cidade e falas na Audiência Pública realizada na ALMG, aponta que a reforma da cadeia já foi cobrada e os trâmites burocráticos estão bem encaminhados, restando apenas a remoção dos presos para outras penitenciárias, para que se iniciem as obras de reforma. Após essa fase, a direção da cadeia, que hoje é da Polícia Civil com apoio da Policia Militar, passará para a SUAPI.