A falta de segurança na cidade está longe de terminar, haja vista que o grande índice de criminalidade mostra o envolvimento de menores infratores. O Jornal O Vale Hoje/Itamarandiba Hoje acompanhou o trabalho da Polícia Militar durante o sábado, 09 de abril, e constatou várias ocorrências envolvendo assaltos à mão armada, todos com menores infratores envolvidos.
Durante as ocorrências descritas a seguir, vários cidadãos ligaram para o quartel solicitando o atendimento da Polícia Militar, mas não foram atendidos por falta de efetivo policial, já que os poucos policiais que ali estavam foram deslocados para a cidade de Capelinha, para a Delegacia Regional, atendendo às prioridades com envolvimento de arma de fogo e drogas.
Veja a seguir algumas ocorrências envolvendo menores infratores durante o sábado,09 de abril:
Menor comete assalto a mão armada e Polícia Militar recupera moto e apreende o menor
Durante patrulhamento,a PM foi solicitada a comparecer à rua Diamantina, onde em contato com a vítima, esta alegou que um indivíduo usando camiseta azul e uma mochila nas costas e com uma arma de fogo, aproximou-se dela e anunciou um assalto, subtraindo a sua moto.
Diante das informações passadas pela vítima,a PM fez o rastreamento e conseguiu localizar a residência do suposto autor. Este não estava na residência, porém a testemunha autorizou os policiais a adentrarem nas dependências da residência, onde foi localizada a referida moto.
Em continuidade ao rastreamento, conseguiram localizar o menor infrator que alegou que tinha utilizado uma réplica de pistola 380, porém não localizada. O menor foi conduzido para o quartel para confecção do REDS.Durante confecção do REDS, o menor infrator alegou que foi forçado a participar de um assalto seguido de seqüestro na cidade de Itamarandiba há alguns meses atrás.
Menores são apreendidos em residência no bairro São Geraldo e tem desmanche de moto encontrado
Uma vítima de assalto compareceu ao quartel e informou que se deslocava para uma comunidade rural, em companhia da testemunha, quando foi abordada por duas pessoas, sendo que uma delas estava em posse de uma arma de fogo e anunciou o assalto. Os assaltantes subtraiu-lhe uma moto, tomando rumo ignorado.
Diante das informações da vítima, a PM iniciou o rastreamento e instantaneamente surgiu na frente da viatura dois indivíduos em uma BRÓS, de cor preta, sem placa, em alta velocidade, imprimindo fuga. Os policiais tentaram uma perseguição, mas sem êxito.
Novamente no local onde estavam em rastreamento, os policiais localizaram dois menores em atitude suspeita e efetuaram a abordagem dos mesmos. Os menores estavam nervosos e estavam em uma residência situado no bairro São Geraldo que estava abandonada onde foi efetuada a abordagem. Os PMs resolveram adentrar-se, onde localizaram a referida moto com o motor ainda quente e uma imensa sucata de desmanche de motos, inclusive a placa da referida brós (veículo queixa/furto), que havia evadido da presença dos policiais momentos antes, e parte da crenagem da moto da vítima. Foi feita a apreensão dos menores infratores e juntamente com as conselheiras tutelar, foram conduzidos para a cidade de Capelinha.
Menores são apreendidos furtando supermercado em Itamarandiba
A PM foi solicitada via centro de comunicações, a um suposto furto tentado a um supermercado de grande porte em Itamarandiba. Ao chegar ao local, a guarnição se deparou com os suspeitos retidos no interior do escritório, que assumiram a tentativa de furto.
Diante do exposto, foi dado voz de prisão aos suspeitos, lidos os seus direitos constitucionais e acionado o Conselho Tutelar para acompanhamentodos menores. Vale ressaltar que, segundo o solicitante, a dupla cometera um roubo no dia anterior, no mesmo supermercado, levado alguns produtos e ameaçando uma das funcionárias com uma faca, conseguindo evadir a pé.
Já na data de 09 de abril retornaram para cometer outro crime, porém o solicitante veio a intervir, e conseguiu trancá-los no escritório, acionando imediatamente a PM, via 190. Todas as ações foram registradas por câmeras de segurança. Posteriormente compareceu o Conselho Tutelar que acompanhou o desenrolar da ocorrência.
Menor agride a própria esposa no distrito de Contrato, zona rural de Itamarandiba
A guarnição da PM foi empenhada pela sala de operações, comunicando que havia recebido uma solicitação da comunidade de Contrato, com informações de que um menor agrediu sua esposa com golpes de pau, causando lesões na cabeça da vítima. Diante dos fatos, a guarnição da PM deslocou-se para o Distrito de Contrato. Em contato com a solicitante, esta confirmou a informação e acompanhou a guarnição à casa da vítima, que é sua filha. Em contato com a vítima, ela alegou que teve uma discussão com o seu esposo, vindo ele a dar um golpe de pau em sua cabeça, causando uma lesão. Foi efetuado rastreamento para localizar o menor infrator, contudo sem êxito. A vítima acompanhada pela sua genitora foi levada para o hospital em Capelinha.