Na manhã deste domingo, 17 de setembro, a Polícia Militar de Itamarandiba realizava ponto base em um posto de gasolina, quando foi localizado um cidadão que calibrava os pneus de um veículo Fiat Strada. Ao consultar o número da placa no sistema, foi constatado que o veículo estava em situação regular.
Entretanto, os policiais perceberam que o homem deixou de calibrar um dos pneus e tentava sair rapidamente do local. A equipe, então, abordou o suspeito e realizou uma busca detalhada no interior do veículo, constatando que o chassi diferia do chassi descrito no documento do carro, além do fato de que o chassi do assoalho estava raspado. Por meio de consulta ao sistema veicular, a PM constatou que se tratava de um veículo roubado.
Ao ser questionado, o condutor afirmou que o veículo pertencia a seu irmão que estava como passageiro no veículo. Por sua vez, o passageiro afirmou que adquiriu o veículo no ano de 2016, pelo valor de R$8.000,00, tendo negociado com um morador do povoado de Pedra Menina. O autor foi preso e encaminhado para a Delegacia em Capelinha.
Ainda neste domingo, no período da tarde, durante operação policial no bairro São Geraldo, em Itamarandiba, a Polícia Militar localizou uma motocicleta aparentemente abandonada em frente a uma construção residencial, pois não havia nenhum morador ou transeunte no local. Diante da suspeita, a equipe realizou consulta veicular utilizando o número da Placa e do chassi, constatando imediatamente que se tratava de uma motocicleta roubada, que estava portanto a placa de outra motocicleta.