No dia 29 de fevereiro, por volta das 16h30m, a Polícia em Itamarandiba desencadeou a 3ª fase da Operação Êxodo com o cumprimento de mandado de prisão preventiva de J. F. de 26 anos. O pedido de prisão, foi formulado perante a Justiça Pública da Comarca de Itamarandiba, pelo Delegado de Polícia Vinicius de Barros Mendonça, tendo em vista que no dia 05/02/16, na realização da 2ª fase da Operação Êxodo, policiais civis arrecadaram na residência do indivíduo 29 pinos de cocaína e R$455,00 em espécie, caracterizando que ali se desenvolvia o tráfico ilícito de entorpecentes.
Naquela ocasião o jovem de 26 anos não se fazia presente em sua casa, mas mesmo assim responderá a Inquérito Policial por crime de tráfico de drogas, cuja pena varia de 05 à 15 anos de reclusão. As investigações serão concluídas e encaminhadas para apreciação da Justiça Pública e Ministério Público sendo que o jovem encontra-se recolhido na Cadeia Pública de Itamarandiba.
A 3ª fase da Operação Êxodo foi coordenada pelo Delegado Vinicius de Barros Mendonça com a participação do Investigador William Leal e Escrivão Calos Kleber Vieira.
Já no dia 25 de fevereiro, em ação fora da operação citada a cima no bairro São Geraldo, policiais civis perceberam um adolescente de 17 anos em atitude suspeita, trazendo consigo uma sacola. Ao visualizar a equipe o adolescente dispensou a sacola e empreendeu fuga. O adolescente foi capturado e na sacola foram encontrados 16 porções de maconha, 16 pinos de cocaína e 15 pedras de crack.
O adolescente foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil, onde foi ouvido e entregue aos responsáveis.