Neste fim de semana, o Parque Estadual da Serra Negra, em Itamarandiba, sofreu um incêndio de grandes proporções, atingindo a vegetação local.
O fogo se alastrou por uma área de 273 hectares, sendo 31 hectares dentro da unidade de conservação do Parque.
Os funcionários do IEF contaram com o apoio do Previncêndio, que deslocou uma aeronave “guará 2”, atuando durante todo domingo e na segunda, até as chamas serem controladas.
Após o fim do combate, houve um sobrevoo para monitoramento, com o intuito de verificar toda a área atingida pelo fogo.
A ação contou com o trabalho dos funcionários que foram brilhantes no combate às chamas, além do apoio de ex-funcionários da unidade, que mesmo com os contratos cancelados, se prontificaram a ajudar no combate e, com o conhecimento dentro da unidade e experiência no trabalho, foram fundamentais na ação bem sucedida.
"Vale ressaltar que eu estou de férias e mesmo assim não tive nenhuma objeção em atuar no combate, pois sabemos que a Unidade de Conservação é um bem comum para todos da sociedade. Sabemos que esta ação que causou o incêndio é criminosa, pois temos trabalhado constantemente com conscientização através da Educação Ambiental. O que pedimos para a sociedade é que evite o uso do fogo, uma vez que não é viável para o solo e nem para o meio ambiente como um todo, mas caso seja necessária sua utilização, procure o IEF para solicitar a licença, pois queimar sem autorização é crime. Importante frisar que essa licença é gratuita em áreas de até cinco hectares, pois nos casos licenciados temos procurado sempre avaliar na vistoria quando se localiza no entorno do Parque, pois identificamos o risco da queimada perder o controle. Procuramos sempre acompanhar e contribuir com o produtor para a realização da queima, evitando que se torne um incêndio". Disse Wanderlei Pimenta Lopes - Gerente do Parque Estadual da Serra Negra.
Em caso de incêndio alerte aos órgãos competentes pelos telefones 0800 2832323 ou (38)3521-2312.




