Aconteceu durante a semana passada, de 25 a 29 de maio, uma operação em Itamarandiba, realizada em conjunto pela Polícia Militar do Meio Ambiente, técnicos da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Polícia Civil.
A operação, denominada Operação Serra Negra, teve a participação de aproximadamente 50 pessoas, e estava planejada desde o início do ano, fazendo parte da programação anual, sendo uma das 11 operações especiais que serão realizadas ao longo de 2015.
Segundo o diretor de fiscalização dos recursos florestais da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Sr. Bruno Zufo, o valor das autuações passará do valor de um milhão e meio de reais, além de terem sido suspensas as atividades em mais de 800 hectares.
“Esta é uma região inserida no bioma Mata Atlântica, e conforme as notícias do SOS Mata Atlântica, que é uma organização não governamental, é uma das regiões que desmatam bastante a Mata Atlântica e esse é o porquê da nossa operação.”,disse o Sr. Bruno Zufo.
Segundo o major da Polícia Militar, Sr. Fernando Costa da Silva, o objetivo da operação foi repreender os crimes ambientais, principalmente os voltados para a flora, como desmatamentos e queimadas.
A operação teve o apoio do helicóptero, que auxiliou na descoberta de diversos pontos, que por terra seriam muito difíceis de chegar.
“Fechamos com chave de ouro. Vários lugares que estavam desmatados ou que tiveram interferências sem as devidas autorizações, foram identificados e localizados os proprietários, e autuados. Tivemos todo um trabalho de inteligência, por parte da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, com o monitoramento via satélite por vários anos e isso facilitou muito o trabalho. Foi um trabalho muito bem planejado em que as equipes saiam já sabendo os pontos que deveriam ser fiscalizados e com isso ganhamos tempo e ganhamos efetividade dos trabalhos.”, disse o Major Fernando Costa da Silva.


