A manutenção dos locais limpos, seja dentro de casa ou nas vias públicas, é o principal remédio para evitar o surgimento de escorpiões
Atualmente, em Itamarandiba têm aumentado o número de denúncias envolvendo o aparecimento de escorpiões na área urbana. Estes surgem principalmente próximos a entulhos, locais onde eles se abrigam.
No município há diversos pontos com entulhos, principalmente oriundos da construção civil. Estes locais são propícios para o surgimento de escorpiões na região.
“Pedimos que sejam tomadas providências pelos órgãos competentes da prefeitura, no conjunto habitacional 2, devido aos altos índices de escorpiões, que estão surgindo nas casas, colocando em risco a vida de minha família e meus vizinhos. Quase todos os vizinhos já receberam uma ou mais visitas desse intruso indesejado. Realmente essa situação me preocupa muito, pois tenho um filho que é muito alérgico”,disse uma moradora do conjunto habitacional 2, Sra. Geisiene Alves.
O Jornal O Vale Hoje procurou a Prefeitura Municipal de Itamarandiba e em conversa com o fiscal do código de posturas, Sr. Aloísio Bravo, este informou que para resolver o problema dos entulhos é necessário a colaboração da população. Não é obrigação da prefeitura recolher entulhos, restos de árvores e resíduos de oficinas. Também relatou que quando é feita uma denúncia é necessário que o denunciante se identifique e é necessário fornecer o nome da pessoa a ser notificada, gerador do entulho. Quando a pessoa é notificada, caso não regularize a situação, ela será multada.
“A gente tá tentando justamente é conscientizar a população, usando até os veículos de comunicação para que eles se conscientizem, a gente vai ter até um concurso aí que possivelmente vão ser escalados novos fiscais pra que a gente possa estar trabalhando na cidade inteira. Mas o que a gente mais precisa realmente é da conscientização da população de modo geral.”,disse o fiscal do código de posturas, Sr. Aloísio Bravo.

O Jornal O Vale Hoje também procurou o coordenador da vigilância ambiental no município, Sr. Fábio Barroso, que relatou quando há uma denúncia de escorpião na cidade, o agente responsável vai ao local, realiza uma vistoria e recolhe o escorpião. Ele solicitou o apoio da população para não jogar entulhos em locais públicos ou acumulá-lo em casa, para não favorecer aos escorpiões, fornecendo a eles um ambiente propício. Atentou também para que as pessoas se lembrem que quando jogam um entulho ou lixo próximo à sua casa, você e os seus familiares podem ser os maiores prejudicados.
Para fazer uma denúncia, a pessoa deve ligar no número 3521-3188 ou ir pessoalmente na vigilância ambiental municipal para que possa ser feita a vistoria e passadas as orientações básicas para a comunidade.
“Orientamos a todos a cuidar do seu próprio lixo, colocar no local adequado onde o caminhão possa pegar, tomar muito cuidado com entulho. Para limpeza e obras, deve-se ligar para o número 3521-1041. Ao jogar entulhos em locais públicos, a pessoa estará sujeita a multa de R$ 360,00 a R$ 1.800,00.”,disse o coordenador da vigilância ambiental municipal, Sr. Fábio Barroso.
Além disso, o coordenador da vigilância ambiental ressaltou que não há veneno para escorpião, sendo que a melhor forma de preveni-los é mantendo os locais limpos.