Após três anos de serviços prestados a comunidade de Itamarandiba e também Carbonita e Aricanduva, o Delegado Dr. Vinicius de Barros Mendonça deixa o comando da Polícia Civil em Itamarandiba para atuar na cidade de Pirapora.
Os colegas de trabalho fizeram uma homenagem ao delegado Dr. Vinícius e se emocionaram bastante. (Foto a baixo)
O jornal O Vale Hoje, fez uma breve entrevista com o novo delegado de Polícia que assume o comando a partir de agora e fala sobre sua carreia e a criminalidade em Itamarandiba e região.
Qual o nome, idade e um breve relato de sua carreira?
LEONARDO HELLMEISTER SORRENTINO, 38 ANOS, trabalho como delegado de polícia há 3 anos. Nasci em Piracicaba, interior de São Paulo, onde toda minha família reside até hoje, mas com 18 anos de idade fui estudar em São Paulo capital, onde morei por 9 anos, e cursei duas faculdades: direito (Universidade Presbiteriana Mackenzie/SP), e também sociologia e política na USP. Depois atuei por 8 anos como advogado nas áreas cível e criminal, no litoral paulista (Santos), até 2012, já que no ano seguinte (2013) assumi o cargo de delegado de polícia.
Fale sobre o trabalho da Polícia Civil e criminalidade em Itamarandiba?
Realmente, pelo conhecimento que já obtive nesses três anos atuando na região, ou seja, nos plantões em Capelinha e também como delegado na cidade de Água Boa, a criminalidade de Itamarandiba, é algo a ser enfrentado com afinco e dedicação, como recentemente têm sido feito pelos meus colegas delegados Dr. Olegário e Dr. Vinícius. Desta forma, pretendo intensificar esse trabalho, com uma ação estratégica, com foco nos principais crimes de maior incidência na cidade, bem como em Aricanduva e Carbonita, e também atentar-nos principalmente aos criminosos habituais, que são aqueles que vivem da criminalidade, cometendo delitos habitualmente, e causando o caos social, e os quais devem ser segregados do convívio social até, quem sabe um dia, regenerarem-se. Só assim poderemos atingir a paz social e a urbanidade que os cidadãos dignos merecem.
Sua visão quanto a criminalidade da região?
Entendo que, infelizmente, os crimes na região estão muito relacionados a conflitos entre as pessoas, ocorridos socialmente, muitas vezes por motivos fúteis, gerando: ameaças, ofensas à honra, lesões corporais, e até homicídios. Também, a conjuntura econômica do país reflete diretamente nos indicies de criminalidade especialmente no que diz respeito aos crimes contra o patrimônio e também tráfico de drogas. Faz-se necessário um combate acirrado a esses crimes, pois não se justifica uma pessoa partir para o crime somente porque possui problemas financeiros e falta de oportunidades na vida. A despeito das dificuldades, oportunidades existem, só basta as pessoas quererem e buscarem-nas. Os cidadãos de bem devem servir de modelo, pois possuem valores como a honestidade, correção, solidariedade, amor ao próximo, e harmonia na vida, os quais deves der seguidos. A família é a base do ser humano, e a religião faz bem à alma e proporciona evolução pessoal e prosperidade na vida. Desde já, peço a ajuda de toda comunidade para que façamos um esforço – conjunto – e lutemos contra o crime, o qual, se não extinto, o que é praticamente impossível de acontecer, esteja em níveis baixos, e os quais proporcionem um bom convívio social.
