Após a visita de funcionários do Ministério da Saúde, juntamente com profissionais da Secretária Municipal de Saúde de Itamarandiba, na realização de um trabalho que consistiu na captura de macacos para análise, na detecção de contaminação do vírus da febre amarela no distrito de Padre João Afonso, foi confirmado um macaco com febre amarela.
Como o único modo de prevenção da doença é através da vacina, a Secretaria Municipal de Saúde, informou que foram ministradas 16.465 doses em todo Município. Ressaltou ainda que muitos não foram vacinados por não estarem na faixa etária permitida e outros por já terem sido imunizados anteriormente.
O alerta ainda continua para quem não foi imunizado, principalmente pessoas que pretendem viajar para áreas rurais, já que a doença é silvestre e tem grande risco de contaminação para quem vive na zona rural.
Vale ressaltar até o momento, não foi diagnosticado nenhum caso da doença em humanos no Município de Itamarandiba, outra informação importante é que as mortes de macacos dão sinal de alerta contra a Febre Amarela, não sendo os vilões da história e sim o mosquito transmissor.

