Na manhã de domingo, 15 de março de 2015, alguns integrantes da Associação Apícola de Itamarandiba – APITA, realizaram mais um rastreamento com várias motos rodando em todo o município, à procura de colmeias furtadas.
O caso já vem acontecendo há vários anos, mas nunca havia sido identificado o ladrão. Após um intenso rastreamento, foram encontradas várias caixas vazias e com colmeias, em uma propriedade rural de um particular.
Foram encontradas mais de 100 caixas, sendo que grande parte delas estavam danificadas pelo mau uso. Segundo informações o suspeito furtava as caixas para colher o mel. A suspeita é de que essa prática esteja sendo feita a aproximadamente 5 anos pelo ladrão.
Após constatado o fato pelos apicultores, as informações foram levadas perante à Polícia Civil, que por sua vez manterá a identidade do autor em sigilo para que não atrapalhe as investigações, uma vez que há outros suspeitos de cometerem o mesmo crime.
“Isso só foi possível devido a uma associação forte e atuante, pois os membros estão sempre preocupados com a situação de tanto roubo. No momento em que encontramos os materiais roubados foi um alívio, mas estamos de olho em outras áreas, pois temos várias denúncias de suspeitos, que deveriam estar atrás das grades, por estarem prejudicando um pai de família que tenta ganhar o sustento de suas famílias honestamente.”,disse o presidente da APITA, Antônio de Oliveira.