No início da semana, dia 24 de novembro, terça-feira, ocorreu mais um assalto à mão armada em Itamarandiba, desta vez na zona rural do município, mais precisamente no Distrito Penha de França.
Segundo informações, dois indivíduos entraram na casa das vítimas, um casal, alegando serem compradores de pedras preciosas e relataram referências de pessoas envolvidas na área. Então, eles entraram na residência e após uma conversa anunciaram o assalto, apresentando uma espingarda e um revolver calibre 32.
Após ameaças, os criminosos pegaram todas as pedras que seriam comercializadas e levaram uma grande quantia em dinheiro. Antes de deixarem a casa, eles amarraram as vítimas e as deixaram dentro do banheiro.
O fato curioso foi que os bandidos sabiam da comercialização de pedras preciosa da vítima e de terem dito que eram de outra cidade e que foram recomendados por uma pessoa que atua no ramo. Além disso, eles sabiam que a vítima tinha uma arma que já estava defeituosa e as características da mesma, fato que leva a uma possível informação privilegiada de alguém que conhece bem as vítimas.
Segundo informações, foram levados 25 kg de cristal agulhado paxado, cor dourado, sendo cristal branco e agulha dourada; um xisto gravado em esmeralda; e duas pedras de ametista, sendo que um pesava cerca de 4 kg e a outra 1,5kg. Também foram levados folhas de cheques, cartões de banco, documentos pessoais, um veículo Hilux com valor estimado de 90 mil reais, e segundo informações uma grande quantia em dinheiro. Estima-se um prejuízo de cerca de 500 mil reais.
Ao praticarem o roubo os autores saíram sentido a cidade de Senador Modestino Gonçalves e horas após os assaltantes se envolveram em um acidente com o veículo roubado. A Hilux ficou tombada e eles deixaram o local, na estrada sentido a Diamantina.
Até o momento os criminosos não foram encontrados. Um dos assaltantes é ruivo, dentes escuros manchado de cigarro, com altura de 1,70 metros, já o outro tem pele morena, é magro e com altura de 1,75 metros.