No dia 19 de dezembro de 2017, em Itamarandiba-MG, foi roubado um veículo Ford Ka, de cor azul. Posteriormente, na data de 22/12/2017, ocorreu em Rio Vermelho-MG, um roubo a um posto de combustíveis.
Quatro homens promoveram a ação, sendo que o veículo utilizado pelos assaltantes era justamente aquele roubado em Itamarandiba.
No momento do roubo, a vítima que estava no posto de combustível foi atingida por disparos de arma de fogo, mas reagiu e conseguiu alvejar um dos autores, que veio a óbito no local.
Após a ocorrência, as Polícias Civil e Militar de Itamarandiba e Rio Vermelho realizaram intensa troca de informações, inclusive de fotografias de possíveis suspeitos, em momento posterior, após ser reconhecido um homem foi preso em Itamarandiba.
Os policiais civis e militares identificaram o autor falecido, que era um homem de 31 anos, morador de Itamarandiba. Um outro autor foi reconhecido, enquanto o quarto autor não foi identificado.
Um dos autores é conhecido no meio policial por tráfico de drogas, tendo como parceiro o autor falecido, que possuía passagens pelos artigos 155 e 180 do Código Penal, além de crime ambiental.
Os quatro autores do roubo são de Itamarandiba, sendo que um veio a óbito no local, um foi preso e encaminhado para Guanhães e os outros dois estão foragidos.
Participaram da ação os policiais civis Jonas e Marcos Paulo, além dos militares sargento Alcântara e soldado Antunes.

