O presidente Michel Temer disse nesta sexta-feira (25), em pronunciamento no Palácio do Planalto, que acionou forças federais para desbloquear estradas, ocupadas por caminhoneiros em greve.
Temer optou por acionar as forças federais depois de se reunir com ministros para uma "avaliação de segurança" no país, já que a greve dos caminhoneiros continuou, apesar do acordo firmado entre governo e representantes da categoria na noite de quinta (24).
Segundo a assessoria do Ministério da Segurança Pública, as forças federais incluem Exército, Marinha, Aeronáutica, Força Nacional de Segurança e Polícia Rodoviária Federal (PRF).
O governo informou que já entrou em contato com governadores, para que as polícias militares também sejam utilizadas na operação para desbloquear rodovias estaduais.
A greve dos caminhoneiros, que entrou em seu 5º dia nesta sexta-feira (25), causa reflexos de abastecimento e impactos na produção.
A Associação Brasileira de Supermercados (Abras) informa que há desabastecimento de produtos perecíveis nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Ceará, Espírito Santo, Pernambuco, Tocantins, Santa Catarina, Paraná e São Paulo. Em relação aos produtos não perecíveis, os estabelecimentos possuem um estoque médio de produtos não perecíveis e, por enquanto, ainda não há problemas. Em Itamarandiba os efeitos da greve já atingiram os estoques de frutas, verduras e legumes. Muitas pessoas com medo, tem ido aos supermercados para fazerem um estoque de alimentos, caso a greve prossiga.
Segundo a Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), a greve dos caminhoneiros está abalando o abastecimento de farmácias e drogarias de todo o país. A entidade afirma que 6,3 milhões de estabelecimentos estão deixando de ser abastecidos diariamente, com impacto de 2,4 milhões de consumidores. Em Itamarandiba há falta de medicação que já não chega a 3 dias.
Diante da atual situação a população mostra seu apoio a greve dos caminhoneiros que exigem do Governo a baixa dos preços do combustível. Está previsto para o próximo sábado, 26, uma manifestação pelas ruas da cidade de Itamarandiba, em prol da greve dos caminhoneiros.