A alegria de fazer o bem é a única felicidade verdadeira. Leon Tolstoi
Por Nilberto Antonio Gonçalves da Silva – Psicólogo
O desejo de ajudarmos uns aos outros em momentos difíceis não é nenhuma novidade. Certamente todos nós conhecemos histórias bonitas de pessoas que se desdobraram para ajudar alguém em um momento de extrema necessidade. Nestes casos a solidariedade atua como mecanismo de preservação da espécie e canaliza nosso afeto para as pessoas. Podemos chamar de empatia, de caridade, amor ao próximo. Na verdade acredito que seja um pouco de tudo. O fato é que, quem é solidário sabe o quão prazeroso é dedicar um tempo em benefício do outro. Não importa como, seja com algum tipo de trabalho voluntario, em momentos de tragédia ou até mesmo no trato com as pessoas no dia a dia, com um sorriso, afinal quem não precisa de um sorriso? Atitudes de solidariedade despertam as mais nobres aspirações da humanidade: a procura da paz, da liberdade, de oportunidades, de segurança e justiça para os povos.
Quem recebe um ato solidário conquista benefícios, mas quem oferta momentos de afago, carinho e doação aos outros ganha aindamais. Pesquisas apontam que trabalhos voluntários altruístas estimulam a alegria, aliviam as tristezas e aumenta a imunidade, evitando doenças. Logo, percebemos que ajudar a quem precisa ultrapassa os limites da boa vontade, retorna em benefícios para o corpo e para a alma.
Ser solidário é ser humano, é demonstrar o que temos de mais puro em nossos corações. O Projeto de Sonhos por meio de seus colaboradores trabalha incansavelmente para levar um pouco a aqueles que quase nada tem. Os leitores apressados podem pensar que levamos apenas ajuda material, mas peço-lhes um pouco mais de atenção, se reparastes bem, compreenderão que quando entregamos uma cesta básica para alguém que dela necessita para sobreviver, estamos levando mais que alimentos, levamos esperança. E a esperança é o sentimento que mantem acesa a chama que nos faz acreditar em um mundo melhor, mais justo, e mais humano.
O ano de 2016 foi um grande ano para o Projeto de Sonhos, fizemos muito, mas ainda há muito por ser feito, e para continuar nossas atividades convidamos você, caro leitor, para ser nosso parceiro, ajudando-nos a ajudar, levando um pouco de dignidade a aqueles que a vida tem negado oportunidades.
