Nascido em Itamarandiba/MG, Fernando Roberto do Carmo, jovem de 23 anos, formado Física Licenciatura, atua como Professor de Física, Química e Matemática, e palestrante motivacional, faz parte do quadro de árbitros da Federação Mineira de Futebol (FMF).
Em janeiro de 2014, movido pela motivação de realizar o seu sonho em tornar-se árbitro, Fernando saiu de Itamarandiba, deixando para trás a tranquilidade e conforto de sua família no interior, e mudou-se para Belo Horizonte, onde fez o curso de árbitros de futebol da FMF.
Em 15 de agosto de 2014 teve a sua primeira conquista: a conclusão do curso com o recebimento do certificado, tornando-se apto a trabalhar como arbitro de futebol. Iniciou sua carreira como assistente e 2 meses após formado já começou a atuar como árbitro central.
Ao contrário do que muitos imaginam, o árbitro enfrenta muitas dificuldades no campo de terra, famoso terrão, do futebol amador da capital. E só passando por diversas dificuldades, trabalhando em jogos em locais de risco social e segurança pessoal, é que o árbitro estará apto a evoluir na carreira.
Sempre dedicado aos treinos e estudos, no dia 27 julho de 2015, quase 1 ano após a sua conclusão do curso, Fernando teve a sua primeira promoção, passou da categoria amador para bronze.
O jovem árbitro promissor, maneira como a comissão de arbitragem chama os jovens árbitros que eles acreditam ter algum futuro na carreira, divide seu tempo agora entre jogos do futebol amador e jogos de categoria de base do profissional.
Depois de ser promovido, Fernando passou a fazer parte do Grupo de Treino de Excelência, comandado pelo Instrutor Físico FIFA, Gilson Ornelas. Passou também a fazer partidas em locais como o CT do América Mineiro e Toca da Raposa I. Foi árbitro central do Jogo Válido pelo campeonato Mineiro de Base Infantil – Hexagonal Final, entre Coimbra e Clube Atlético, no Estádio Parque do Sabiá em Uberlândia, jogo esse em que ele admite ter sido o mais especial, por ter pisado pela primeira vez no Parque do Sabiá.
O jovem árbitro tem os seus fins de semana e três noites durante a semana para se dedicar aos jogos e treinos. Fernando sonha em se tornar um árbitro FIFA e representar o Brasil em uma Copa do Mundo, e junto com esse sonho poder construir em Itamarandiba um Centro de Treinamento Esportivo de cunho social para poder ajudar no futuro de sua querida cidade.




