A noite de 21 de setembro de 2018 ficará marcada no cotidiano do pacato e histórico distrito de Penha de França. Na data, a benfeitora Tonha da Penha promoveu glamorosa solenidade para conferir a, hoje aposentada, ex-professora/diretora da Escola Estadual Professor Campos, Salete do Socorro Campos, e a professora da Rede Municipal de Ensino do município itamarandibano, Genesci Aparecida Sousa Fernandes, a Comenda “Tonha da Penha”. Título, idealizado por Tonha e apoiado pela Prefeitura e Secretaria Municipal de Educação, que tem por objetivo atribuir aos filhos de Itamarandiba homenagem por se destacarem e/ou prestarem relevantes serviços em distintas áreas de atuação.
Além da anfitriã Tonha da Penha, condecoradas e seus familiares; a solenidade, realizada no salão de eventos da antiga Casa de Caridade Darcy Campos, contou com a participação do prefeito de Itamarandiba, Luiz Fernando Alves, secretária municipal de educação, Maria de Lourdes Monteiro, profissionais da educação e ilustres convidados.
Justas homenagens
No decorrer da cerimônia, Tonha da Penha argumentou ter escolhido as duas homenageadas calculando a história, a dedicação e principalmente o vínculo que cada uma teve ou tem com a área educacional do município. Tonha disse, ainda, sentir-se orgulhosa por agraciar pessoas simples que contribuíram e contribuem com a formação dos infantojuvenis do distrito de Penha de França e comunidades circunvizinhas. “Tanto Salete quanto Genesci são filhas da nossa amada Penha de França e fazem brilhar a solidariedade nos lugares por onde passam, exercendo as mais significativas missões na área da educação. Elas valorizam, levam e elevam o nome do nosso distrito a todo o município de Itamarandiba; e é pela retidão do caráter e grande formação moral de ambas que tenho a convicção da justa homenagem a elas concebida nesta noite.”, diz.
Condecorados falam sobre a homenagem
Salete Campos e Genesci Sousa fizeram questão de agradecer, em público, a anfitriã Tonha da Penha pelo reconhecimento e na oportunidade ressaltaram a alegria de serem condecoradas com tamanha honraria. A ex-professora/diretora, Salete Campos, visivelmente emocionada disse que estava sem palavras para agradecer virtuosa condecoração; ao falar dos familiares não conteve as lágrimas. Já a professora Genesci Sousa, igualmente emocionada, agradeceu a anfitriã Tonha pela homenagem prestada e ao lembrar-se dos desafios enfrentados destacou a importância do apoio familiar na superação dos obstáculos. “É muito gratificante estar aqui perante aos amigos e familiares; a eles agradeço pela força e apoio nos momentos que fraquejei. Não sei se sou merecedora dessa honraria; penso que a verdadeira homenageada deveria ser a Tonha da Penha que com mais esse gesto nobre demonstra sua humildade, simplicidade e jeito cortês de tratar as pessoas.”, enalteceu.
A inesquecível noite foi finalizada com requintado jantar de confraternização ofertado por Tonha da Penha aos aproximadamente 70 convidados.
Fotos e texto: Ernane Frois