Imprimir esta página

1ª Ação Conjunta de Resgate da Bacia Hidrográfica Rio Itapirapuã em Penha de França

Set 15, 2015 Escrito por 
Avalie este item
(0 votos)

Ambientalistas discutem situação da Bacia Hidrográfica do Rio Itapirapuã

Penha de França, distrito itamarandibano situado às encostas da Serra do Ambrósio que é parte integrante da cadeia da Serra do Espinhaço em Minas Gerais, foi palco, no último dia 13 de setembro, da 1ª Ação Conjunta de Resgate da Bacia Hidrográfica do Rio Itapirapuã.
Com o objetivo de despertar o interesse na conservação e necessidade de melhorar a qualidade das águas que nascem ou circulam na região, o encontro contou com a presença da população penhense, moradores de comunidades adjacentes, ambientalistas, especialistas em recursos hídricos e de representantes de órgãos como IEF, EMATER/MG, IMA, SISEMA, CODEMA, Prefeitura de Itamarandiba, Mineração Pedra Menina, Instituto Biotrópicos e UFVJM.

Com o auxilio de slides, bunners e fotografias, feitas via satélite, palestrantes como a analista ambiental, Eliana Machado, coordenador regional de áreas protegidas, Gabriel Carvalho de Ávila, engenheiro agrônomo da Emater/MG, João Batista Couto, enfermeira do PSF de Penha de França, Evely Zille e o técnico agrícola, Edair Gonçalves, ratificaram a necessidade de haver, por parte da sociedade e órgãos públicos, a conscientização da importância na preservação, despoluição e recuperação dos rios, ribeirões e córregos que formam a Bacia Hidrográfica do Rio Itapirapuã.

O coordenador regional de áreas protegidas, Gabriel Ávila, por exemplo, alertou para as possíveis consequências que a ação desenfreada do homem pode causar à humanidade. Contudo, ele diz acreditar haver tempo para se fazer algo em prol dos recursos hídricos, em especial dos mananciais existentes na bacia hidrográfica em questão. Para Ávila, dentre os possíveis caminhos para a solução do problema está o diálogo e completou “é preciso que haja troca de experiências entre todos. Nunca podemos esquecer que, ao longo do percurso, os rios abastecem inúmeras comunidades que necessitam de uma água apropriada para o uso.”.

No decorrer do dia, outras ações foram desenvolvidas no evento; dentre elas: montagem de stands com registros fotográficos do Parque Estadual da Serra Negra e da Estação Ecológica Mata dos Ausentes, bate papo comunitário acerca de temas relacionados à sustentabilidade e preservação do meio ambiente, atividades de educação na Escola Estadual Professor Campos e distribuição de mudas de árvores nativas e frutíferas. Todas as ações tiveram por objetivo abordar e despertar o interesse da comunidade em resgatar a qualidade da água do Rio Itapirapuã.

Fonte: Ernane Frois / Ascom: Prefeitura Municipal de Itamarandiba

Redação

O Vale Hoje - A mesma qualidade para diversas realidades!

Website.: www.ovalehoje.com.br E-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Mais recentes de Redação